A saúde é, sem dúvidas, o nosso bem mais importante e cuidar dela é essencial para ter maior qualidade de vida, especialmente na terceira idade. O problema é que o sistema de saúde público é deficiente e, em alguns países, ele nem ao menos existe. É o que acontece, por exemplo, nos Estados Unidos, necessitando assim de uma solução inovadora em saúde.

Para reduzir o problema, o ex-presidente Barack Obama criou o Obama Care, uma lei federal que foi aprovada em 2010 e que garantia cobertura de saúde a todos os cidadãos que não estavam assegurados. A ideia era tornar o sistema de saúde mais acessível a todas as pessoas que não podiam pagar pelos altos custos de um plano de saúde.

No início do mandato, o atual presidente Donald Trump tentou anular o programa e, como não obteve apoio do congresso, vem criando projetos para substituí-lo. Uma nova versão visa, por exemplo, acabar com a cobertura obrigatória.

Pensando nisso, um grupo de grandes empresas decidiu se unir para criar uma solução inovadora em saúde: um plano com um valor mais acessível que os outros existentes. A ideia é que mais pessoas possam pagar por um serviço de saúde sem precisar comprometer a renda para despesas básicas.

Veja abaixo um pouco mais sobre essa questão e como ela está sendo resolvida, em partes, por essas grandes corporações!

Como funcionava o Obama Care?

Um dos grandes problemas do sistema de saúde dos Estados Unidos é que, se uma pessoa não paga por um plano de saúde e sofre algum tipo de acidente, ela é encaminhada para tratamento médico e obrigada a pagar uma conta milionária. Em alguns casos, a pessoa pode precisar vender tudo o que tem e acabar na falência.

A ideia do projeto era que os cidadãos pudessem pagar por um plano de saúde básico, um valor que fosse acessível à maior parte da população. Assim, caso sofressem algum tipo de acidente, não seria necessário desembolsar uma grande soma. Por exemplo, apenas um dia de internação pode custar até U$ 10 mil.

Além disso, o programa obrigava a seguradora a aprovar o plano para todos os cidadãos, algo que não acontecia, por exemplo, com indivíduos portadores de doenças ou mesmo com crianças com problemas congênitos.

Quais são as novas mudanças?

Com a entrada de Donald Trump na presidência, muitas coisas mudaram nesse sentido. Por exemplo, a cobertura não é mais obrigatória. Porém, algumas medidas foram mantidas como o fato de os dependentes ficarem no plano dos pais até completarem 26 anos de idade. A negação de plano de saúde para pessoas com doenças pré-existentes também continua proibida.

Porém, com as novas medidas, os estados ficam livres para fazer as suas próprias mudanças. Como o fato de escolher se cobram a mais ou não para pessoas que já possuem problemas de saúde. Também não seria obrigatória a cobertura de serviços básicos.

Qual é a solução inovadora em saúde das grandes empresas?

Frente a esse novo cenário, três grandes nomes do mercado decidiram se unir para oferecer planos de saúde com maior acesso à população. A JPMorgan Chase, a Amazon e a Berkshire Hathaway formaram uma aliança para criar uma nova companhia de saúde. O principal objetivo é que, em um primeiro momento, seus funcionários possam ter mais acesso aos serviços de saúde.

A aliança não visa nenhum tipo de lucro no momento e focará os seus esforços em promover um serviço de saúde de baixo custo por meio da tecnologia. Estamos falando de três empresas, que juntas, tornaram-se os mais influentes do mundo dos negócios dos EUA.

São, no total, 960 mil pessoas — trabalhadores das empresas — que serão beneficiados por essa aliança. A ideia é que, no futuro, esse mesmo mecanismo possa ser oferecido a todos os cidadãos norte-americanos.

No momento, além das tentativas em derrubar o Obama Care, também há o aumento constante do preço dos medicamentos. Assim, os cuidados com a saúde ficam cada vez mais caros.

Amazon

A Amazon é uma das grandes empresas do mundo do varejo e bastante conhecida dos brasileiros. Ela foi criada em 1994 com sede em Seattle e já em 1999, tinha mais de 17 milhões de clientes. Criou um modelo próprio de vendas pela internet não apenas com os produtos eletrônicos, mas também com livros digitais, os famosos ebooks.

Assim como outras grandes empresas do mercado, os primeiros passos da Amazon começaram na garagem dos pais de Jeff Bezos (fundador da empresa). Iniciaram com vendas de livros por conta do baixo custo de investimento e uma grande variedade de produtos, capaz de agradar a gregos e troianos.

O grande diferencial da Amazon sempre foi ter tudo o que você procura, sem limite de estoque, por causa das parcerias com comércio atacadista. Também oferece uma entrega rápida. Atualmente, ela é considerada terceira empresa de maior valor no mundo, ficando atrás apenas da Google e da Apple.

JPMorgan Chase

A JPMorgan Chase é um dos maiores bancos dos EUA. Ele teve seu início em 1799 e hoje é uma das mais procuradas pelos investidores de bolsa de valores. Também pode ser considerado uma das maiores instituições financeiras do mundo e só em 2017 conseguiu movimentar cerca de US$ 1,42 bilhão por dia na bolsa dos Estados Unidos.

Um marco na história da empresa foi em 1907, ano no qual houve uma terrível crise financeira nos EUA que deixou quase todos os bancos da cidade de Nova Iorque à beira da falência. Foram as empresas JPMorgan que conseguiram reverter esse desastre financeiro.

Hoje, mais uma vez, tentam arranjar uma solução para melhorar a vida de todos os cidadãos com a solução inovadora em saúde sobre os novos projetos para planos de saúde.

Berkshire Hathaway

Localizada em Nebraska, a Berkshire Hathaway teve início em 1955 após uma fusão de empresas. Em 1962 Warren Buffett, hoje presidente na companhia, adquiriu diversas ações da empresa na época, tendo poder suficiente para mudar a quadro de gestores da empresa. Dessa forma, passou a ter o controle da organização. O segundo maior acionista do grupo atualmente é o já conhecido Bill Gates, que possui 5% das ações do grupo.

A Berkshire Hathaway é um conglomerado de empresas e atua nas áreas de energia elétrica, seguros, vestuário, construção civil, entre outros nichos.

Ainda não se sabe o nome da nova seguradora de planos de saúde dessas empresas, mas elas irão beneficiar e muito seus funcionários e as suas respectivas famílias.

Quer mais solução inovadora em saúde? Então veja todas as soluções em tecnologia que algumas empresas oferecem!

Cadastre sua demanda:
""
1
Qual seu desafio?
0 /
Seu nome
Empresa
Área de atuação
Previous
Next
Tenha acesso a uma seleção de projetos qualificados, contribuindo com a sociedade e participando do ecossistema de inovação que mais cresce no Brasil .   
""
1
Seu nome
URL Linkedin
Previous
Next
X