Sem dúvida alguma, a tecnologia vem fazendo mudanças interessantes e muito valiosas no nosso dia a dia. Os recursos estão em praticamente todos os setores da sociedade e avançam cada vez mais no campo da saúde. Hoje, podemos contar com diversas inovações, inclusive o drone-ambulância.
Parece filme de ficção científica, mas o drone-ambulância consegue realizar um excelente trabalho ajudando os profissionais de saúde, especialmente médicos socorristas, em situações de emergência.
Vamos agora falar sobre esse equipamento, como ele funciona e como ele está modificando para melhor os cuidados com a saúde.
O que são drones?
Se você ainda não viu um drone, já deve ter ouvido falar. Eles são utilizados nos mais diversos locais, especialmente em festas para a gravação de imagens, conseguindo filmar e tirar fotos das pessoas dos mais diversos ângulos. O aparelho pode ser manobrado por meio de controle, como os brinquedos. Assim, ele se movimenta por meio de comandos, sem a necessidade de contato físico.
Eles conseguem alcançar alturas e locais de fácil acesso e que seriam arriscados para nós. Os drones foram projetados para suportar situações hostis como chuva, neve, vento, entre outros.
O drone-ambulância usa elevada tecnologia. A sua estrutura é fabricada utilizando impressora 3D e também fibras de carbono, um material leve e altamente resistente.
Como funciona o drone-ambulância?
Vamos explicar com um exemplo. Digamos que alguém que estava caminhando na rua com você acaba de sofrer um acidente. A primeira coisa que devemos fazer é chamar a ambulância.
Nesse momento, enquanto você está passando as informações para o atendente, um drone é encaminhado para o local no qual vocês estão. Ele consegue encontrá-los por via de um sistema de GPS e identificar qual celular solicitou a ambulância. Para prosseguir, você deve ir para o lado de fora do ambiente, para que o sinal fique melhor e o drone possa encontrá-lo.
A partir desse ponto, o atendente conversará por meio do drone, dando as instruções necessárias para que os primeiros cuidados sejam realizados. Tudo isso acontece enquanto a ambulância está a caminho. Como o drone consegue ser mais rápido, ele é capaz de transmitir as imagens em tempo real, muito antes da chegada dos médicos.
Isso é possível por causa do webcam instalada no drone. A imagem precisa ser excelente e de alta qualidade para que os profissionais que estão do outro lado da câmera possam orientar pessoas leigas a utilizar o desfibrilador da maneira correta. Normalmente, apenas 20% das pessoas conseguem utilizar uma ferramenta como essa. Elas costumam fazer cursos de primeiros socorros para isso. Com a instrução adequada, essa porcentagem pode subir para 90%, salvando assim diversas vidas.
Ao chegar ao local, o drone se transforma em um objeto compacto e dentro dele é possível encontrar alguns instrumentos médicos para serem utilizados por qualquer pessoa enquanto a ajuda profissional não chega.
Assim, o uso do drone-ambulância consegue aumentar as chances de sobrevivência de 8% para 80% em casos de emergência.
Quais os benefícios que esse equipamento oferece?
Maior rapidez
Quando estamos falando de uma situação de emergência em saúde como numa parada cardiorrespiratória, cada segundo faz a diferença. Por isso, os drones são uma excelente escolha.
Eles conseguem voar em uma velocidade média de 100 km/h e não precisam se preocupar com o trânsito ou mesmo com o trajeto das vias. Eles simplesmente seguem em linha reta até o local e ajudam nos primeiros socorros. O tempo de resposta do atendimento da ambulância cai de 10 minutos para apenas 1 minuto.
Lembrando que a morte cerebral começa em apenas 4 minutos, portanto, a presença do drone é essencial para a saúde dessas pessoas em momento crítico.
Cuidados emergenciais
A diferença entre viver e morrer pode estar apenas em poucos segundos quando se trata de uma situação de emergência. Assim, os primeiros cuidados no caso de uma parada cardíaca, por exemplo, são essenciais para a sobrevivência do indivíduo.
Pensando nisso, o drone-ambulância funciona como uma caixa de ferramentas na qual é possível encontrar alguns instrumentos essenciais para esse momento: desfibrilador externo automático, ressuscitação cardiopulmonar e também medicamentos. O equipamento consegue carregar até 4 quilos de instrumentos médicos.
Supera as condições ambientais
Além do trânsito, problemas ambientais como chuva e neve podem fazer com que o socorro médico por meio da ambulância demore ainda mais para chegar. Com o drone, não há essa preocupação.
Por ser feito de um material bastante resistente e com o objetivo de suportar as intempéries do tempo, o drone-ambulância consegue chegar ao local em apenas 1 minuto, independente, das condições climáticas presentes.
Custo-benefício
Algumas pessoas podem achar o preço do drone-ambulância um tanto salgado. Cada aparelho custa US$ 19 mil, mas se você pensar que um único drone pode salvar a vida de diversas pessoas, ele apresenta um excelente custo benefício. A manutenção do aparelho custa apenas 15 mil euros por ano. É muito menos do que o sistema de saúde gasta para tratar esses pacientes.
Só aqui no Brasil, no final de 2017, os gastos do governo com a saúde chegaram quase a R$ 550 bilhões. Portanto, a presença de um aparelho como esse, além de salvar vidas, pode reduzir os gastos com tratamento e melhorar o fornecimento de serviços mais especializados.
Como esse projeto foi criado?
O holandês Alec Momont, estudante da Delft University of Technology, foi o responsável por pensar em como utilizar os drones para ajudar a salvar vidas. As estatísticas de paradas cardíacas nos Estados Unidos são alarmantes: mais de 800 mil pessoas apresentam um ataque cardíaco por ano e apenas 8% sobrevivem. Com o drone voando em uma velocidade de 12 km/h, o tempo de resposta aumenta em 10 vezes.
Os drones ficam espalhados em diversos pontos da cidade, assim, o aparelho mais próximo ao local consegue chegar com maior rapidez. Enquanto isso, ele é comandado por uma única central que possui mais de 110 colaboradores.
De fato, a tecnologia na área da saúde vai além das inovações em tratamentos e medicamentos em laboratórios. Ela pode ajudar a salvar vidas das mais diversas formas.
Diversas são as tendências na área de saúde nas quais a tecnologia é a base de tudo. Veja quais são as novidades para o Brasil nas tendências de saúde!