A tecnologia vem despontando nos mais diversos setores. É possível encontrá-la oferecendo benefícios em diferentes áreas, em especial na saúde. Uma das tendências para esse mercado, no momento, são as Healthtechs: startups que procuram inovar a forma de atendimento médico, entre outras variáveis, com o objetivo de aperfeiçoar a forma de trabalho, solucionar problemas, aumentar a produtividade, entre outros benefícios.

O mercado está absorvendo de forma rápida esses novos negócios. Em 2015, o setor das Healthtechs foi avaliado em US$ 7,2 trilhões nos Estados Unidos. O financiamento solicitado em instituições financeiras para investir na área cresceu em 200%. É um mercado em grande expansão.

Entenda melhor o que são essas Healthtechs e como elas atuam no mercado da saúde trazendo diversas vantagens!

O que são Healthtechs?

Você já deve ter ouvido falar das fintechs, empresas de tecnologia que têm como alvo principal ajudar as empresas em seus diversos problemas financeiros. Quer bons exemplos? O PagVeloz conseguiu revolucionar a forma de pagamento, especialmente para pequenos empresários, como oficinas mecânicas e varejo. Outro excelente exemplo é a Nubank, que não para de crescer.

As Healthtechs funcionam da mesma forma, sendo a única diferença o nicho de atuação. Grandes corporações já começaram a investir nesse segmento e muitos especialistas acreditam que seja o negócio do futuro. Há muitos desafios envolvidos também, já que estamos falando em um mercado antigo e bastante consolidado a partir de uma relação de confiança mútua entre paciente e profissional.

Também chamada de Saúde Digital, uma Healthtech utiliza muita tecnologia, como o uso de banco de dados, de aplicativos, de segurança na nuvem, entre outros, para aperfeiçoar diversos procedimentos que são realizados dentro de clínicas, consultórios e demais empresas que oferecem produtos e serviços na área da saúde. É possível melhorar o atendimento, inovar na forma de pagamento, comercialização de medicamentos e demais soluções.

Por que as Healthtechs crescem tanto?

É uma inovação e tanto ver startups inovando em um setor tão tradicional e antigo. As inovações no campo da saúde costumam ser de novos tratamentos e medicamentos. Dificilmente elas estão relacionadas aos serviços propriamente ditos. As pessoas estão gostando de presenciar a revolução tecnológica também nesse mercado.

É bastante comum encontrar pessoas usando aplicativos para melhorar o desempenho nas atividades físicas ou mesmo se alimentar melhor. Tudo isso faz parte de uma revolução tecnológica que já vem acontecendo no mundo da saúde, mais especificamente, na saúde preventiva.

Além disso, é notável como as pessoas têm se interessado mais pelos cuidados com a saúde e associado isso a uma maior qualidade de vida no futuro. Elas passaram a se alimentar de forma mais saudável, a praticar exercícios e também a procurar mais ajuda de profissionais da saúde como nutrologistas, educadores físicos, entre outros.

A inovação tecnológica trazida pela Healthtech também ajudará no enfrentamento dos desafios no campo da saúde. Um bom exemplo é o envelhecimento populacional. Essas empresas podem ajudar a desenvolver soluções para a prevenção de uma série de doenças com o uso de aplicativos em smartphones.

Qual a situação desse mercado no Brasil?

Um excelente exemplo de Healthtechs aqui no Brasil é a Sensorweb. A empresa tem um negócio voltado para monitoramento contínuo e online de grandezas como temperatura, umidade, energia, abertura de portas e outras grandezas. A solução ataca um problema sensível à hospitais e clínicas: alerta quando vacinas ou remédios estão expostos a condições que podem reduzir seu tempo de vida útil ou invalidar a eficácia do medicamento.

Outro exemplo é a empresa Brasilrad que é especializada em física médica, atuando no aperfeiçoamento na área de radiologia. Oferece diversas soluções como gestão de qualidade na produção de imagens e adequação dos procedimentos médicos radiológicos à legislação vigente. É uma empresa completa com foco na proteção dos indivíduos que ficam expostos à radiação.

Como você pode perceber, há um amplo crescimento desse mercado no Brasil. Inicialmente, o que se vê são empresas que precisaram de pouco investimento e que conseguem retorno no curto prazo. Desde 2016, o crescimento no setor em nosso país vem se expandindo, mas ainda há alguns desafios. Um deles é o fato de que existem investidores, mas faltam bons projetos na área e uma quantidade de empreendedores com capacidade e competência para isso.

Outra questão é quanto à segurança dos dados. Os dados de diversos pacientes e de suas patologias é de fundamental importância para a melhoria dessa tecnologia. Afinal de contas, é preciso identificar o problema para oferecer a solução. O compartilhamento dos dados de forma segura ainda é um desafio.

O que esperar desse mercado?

As possibilidades são muitas. As Healthtechs podem atuar nas mais diversas áreas da saúde, como educação, saúde, internet das coisas, biotecnologia, pagamentos móveis, entre outras. O setor que mais cresce é o de aplicativos móveis, com previsão de crescimento de 54,9% até o final de 2018. As mudanças podem ocorrer em quatro pontos importantes:

  • Medicina preventiva: adoção de medidas para reduzir as chances de adoecer;

  • Medicina preditiva: aqui há a possibilidade de descobrir se o indivíduo tem uma predisposição para desenvolver alguma doença específica;

  • Medicina personalizada: o paciente passa a ser atendido com base em dados específicos, como os genéticos;

  • Medicina proativa: a relação médico-paciente passa a ser contínua e vai além do momento da consulta.

Quem souber investir bem no nicho das Healthtechs terá, sem dúvida, um excelente retorno. É um mercado em grande crescimento no Brasil e no mundo e há diversos problemas na área da saúde que podem ser resolvidos com ideias inovadoras aliadas às tecnologias. E aqui, o objetivo não é apenas criar soluções, mas saber como entregá-las da melhor maneira, especialmente para o paciente.

Gostou de saber dessas novidades? Então, compartilhe este conteúdo e leve boa informação para todos os seus amigos nas redes sociais!

 

Vertical Saúde ACATE

Author Vertical Saúde ACATE

More posts by Vertical Saúde ACATE

Leave a Reply

Cadastre sua demanda:
""
1
Qual seu desafio?
0 /
Seu nome
Empresa
Área de atuação
Previous
Next
Tenha acesso a uma seleção de projetos qualificados, contribuindo com a sociedade e participando do ecossistema de inovação que mais cresce no Brasil .   
""
1
Seu nome
URL Linkedin
Previous
Next
X